img-feed img-feed-email

Mural do Tuba Educação

Tuba Educação traz notícias selecionadas da área educacional e artigos do Professor Tuba sobre Ensino de Física, Informática na Educação e outros temas educacionais.

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

Computador na lista de materiais dos alunos

imageCom a popularização do computador, o surgimento da Internet e a expansão da rede mundial, a área de educação também começou a se apropriar desta ferramenta digital e deste meio de comunicação para utilizá-los no processo de ensino-aprendizagem.

A aplicação do computador e de outras tecnologias digitais na educação contribui positivamente para o processo de ensino-aprendizagem, à medida que servem de instrumentos motivadores e facilitadores de uma aprendizagem significativa. No entanto, o fato somente de inserir o computador e outras tecnologias em sala de aula não é garantia de aumento de motivação, muito menos de aprendizagem efetiva dos alunos, pois é necessário abandonar o velho e ainda presente paradigma instrucionista, arraigado no sistema educacional, e partir para um modelo que privilegie a construção do conhecimento pelos alunos (paradigma construtivista).

O computador e a internet podem auxiliar nessa mudança de paradigma, ao passo que são ferramentas poderosas para propiciar a interatividade e a aprendizagem colaborativa, próprias de um ensino construtivista, possibilitando um aprendizado significativo dos conceitos de Física ou de qualquer outra área do conhecimento.

Apesar da importância do uso pedagógico do computador como um dos recursos que podem ajudar a mudar a realidade da educação e apesar da inserção gradativa das máquinas com acesso à Internet banda larga nas escolas através de programas do Governo Federal, pesquisa em escolas municipais do Rio mostra que 53 % dos docentes têm dificuldades de lidar com tecnologia na escola.

Leia trecho do texto de Ruben Berta, publicado em O Globo.

Uso do computador ainda assusta professores

Em pleno século XXI, o mundo virtual ainda é um território que causa medo em muitos professores.

Uma pesquisa realizada em parceria pela Secretaria municipal de Educação do Rio, pelo Instituto Oi Futuro e pelo Ibope com 5.505 docentes revela que mais da metade deles (53%) admitiu ter dificuldades em lidar com tecnologia na escola por várias razões. Entre 1.532 diretores de colégios entrevistados, a porcentagem também foi de 53%.

O levantamento ouviu 25.145 alunos: 40% disseram ter problemas para usar a informática nas unidades de ensino.

— Até há pouco tempo, havia uma relação de poder onde o professor era o detentor da informação. Era uma via de mão única. O que estamos notando agora é que os alunos estão um pouco à frente dos docentes, mais familiarizados com tecnologia. E os professores ainda não estão preparados para a aplicação pedagógica. Esse descompasso revela a necessidade de um processo de treinamento e acompanhamento dos profissionais — comentou o vice-presidente do Instituto Oi Futuro, George Moraes.

Ouça os comentários de Cony, Xexéo e Viviane Mosé sobre esta notícia na Rádio CBN:

Imprima

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT

Tuba Física

Família Tuba

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Educação | Por Professor Tuba | Tuba Livre