img-feed img-feed-email

Mural do Tuba Educação

Tuba Educação traz notícias selecionadas da área educacional e artigos do Professor Tuba sobre Ensino de Física, Informática na Educação e outros temas educacionais.

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

PROJETO (Parte Final) - Inclusão digital através do Programa Ensino Médio Inovador

image

Considerações Finais

Olhando o mapa da exclusão digital no Brasil, vemos que o Maranhão é um dos estados com maior índice de exclusão. É necessário que as escolas daqui e dos demais estados do Nordeste tenham programas que reforcem a inclusão digital, que sejam mais equipadas tecnologicamente que as escolas de outras regiões. Pois, uma escola em que a maioria dos alunos tenha computador em casa, necessita menos de computador em seu espaço. Logo, a inclusão digital acontece por si mesma, através da inclusão social. Seguindo a lógica, é preciso uma maior quantidade de computadores em escolas com menor número de alunos que possuem computadores em casa.

É fundamental que a escola se preocupe, antes da alfabetização digital, com a alfabetização propriamente dita do aluno, para que ele domine o computador transformando-o numa máquina para ser ensinada. Observa-se que a tecnologia, lentamente, está chegando às escolas através dos recentes programas governamentais, mas o problema elementar da alfabetização não tem sido resolvido a contento e não tem recebido o investimento e empenho necessário para que as escolas parem de expedir certificados de Ensino Básico para jovens analfabetos funcionais. Todo o investimento em tecnologia, por si só, não resolverá o problema.

Todavia, um ponto positivo a destacar, é que a modernização e o barateamento da tecnologia, estão permitindo que as escolas adquiram equipamentos que antes eram considerados objetos de luxo. O fato de hoje haver diversos modelos de televisores com tecnologia LCD que, ao mesmo tempo, servem como monitores e que possuem preços acessíveis, permitem que o professor utilize a TV como um "datashow" mais flexível e, mesmo assim, tão moderno quanto. A própria escola, através da autonomia que tem conquistado, está podendo adquirir estes equipamentos com recursos próprios, sem precisar contar com doações ou ajuda governamental.

Imprima

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT

Tuba Física

Família Tuba

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Educação | Por Professor Tuba | Tuba Livre