img-feed img-feed-email

Mural do Tuba Educação

Tuba Educação traz notícias selecionadas da área educacional e artigos do Professor Tuba sobre Ensino de Física, Informática na Educação e outros temas educacionais.

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

PROJETO (Parte 6) - Inclusão digital através do Programa Ensino Médio Inovador

image Exemplo de um “telejornal” escolar. Fonte: http://www.eb1vilasecaturma1.blogspot.com/

Produção de um telejornal educativo

Com a modernização dos equipamentos e das novas tecnologias audiovisuais, com o barateamento dos mesmos e com a popularização da internet, que se transformou em um espaço livre para compartilhamento de arquivos, a realização de propostas em áudio e vídeo tornou-se comum e acessível a qualquer cidadão, assim como para alunos e professores.

Há, portanto, uma verdadeira revolução na produção de material audiovisual acontecendo, também devido à melhoria no acesso do usuário doméstico e amador às ferramentas de qualidade para a produção de seus vídeos caseiros. Grandes flagrantes cotidianos já vão ao ar nos telejornais e pela internet através de filmagem caseiras feitas em aparelhos celulares. Até os festivais de cinema e vídeo já atentam para esta diversidade na captação de imagens e sons, assim como as filmadoras, que estão cada vez menores, mais sofisticadas e mais baratas. 

Atualmente é notável também que novos jovens realizadores de material audiovisual apareçam quase que diariamente na internet, com seus vídeos caseiros muito bem produzidos com a utilização de modernos recursos de captação, edição e finalização de material audiovisual. Os preços desses recursos tornam-se cada vez menores e a aquisição por parte do usuário vai ficando cada vez mais acessível, tornando-se também democrática a utilização de equipamentos de áudio e vídeo de qualidade. (Leia mais em http://curitiba.ifpr.edu.br/?page_id=1341).

Aproveitando esta facilidade / onda da era Youtube e a atração e motivação natural dos jovens pelo universo das imagens estáticas ou em movimento, surge a proposta de produção de vídeos educativos para facilitar o ensino-aprendizagem das disciplinas e, por tabela, favorecer a inclusão digital dos estudantes, objetivo principal deste projeto.

A produção de vídeos educativos permite lidar com vários tipos de mídias, desde uma filmadora digital, passando pelo computador e internet, até projetores multimídia e tocadores de DVD e outros formatos. Os alunos, sob orientação dos professores, produzem conteúdo audiovisual que são, ao final, disponibilizados na internet. Isto colabora com a inclusão digital, ao passo que os alunos lidam com as ferramentas de informática e se sentem totalmente incluídos na rede mundial de computadores, ao produzir seus próprios materiais, disponibilizá-lo no ciberespaço e compartilhar o conhecimento adquirido com outros alunos-internautas.

Como sugestão de produção de vídeo educativo, é enriquecedor trabalhar a produção de um “telejornal” educativo, com matérias sócio-culturais, científicas e artísticas, reportagens internas sobre o ambiente escolar e gravações externas que enfoquem situações / problemas da comunidade. Abre-se espaço também para reportagens sobre manifestações culturais e artísticas locais. Qualquer tema de cunho educativo vale para compor a pauta do “telejornal” escolar.

Os alunos devem formas as equipes de produção, compostas por diretor de jornalismo, apresentadores, repórteres, roteiristas, cinegrafistas, editores e outras funções típicas de uma redação de telejornal. Todos os alunos devem ter seu papel, inclusive a de figurantes e entrevistados, se forem necessárias simulações.

Os próprios alunos ficarão responsáveis pela edição dos vídeos e composição do telejornal, cabendo ao professor apenas dar as orientações gerais e mediar o desenvolvimento do trabalho. Ao final, o material digital é publicado na internet e o vídeo do “telejornal” exibido na escola para uma platéia formada por todos os integrantes da comunidade escolar, pois as matérias serão de interesses não só da escola, mas de toda a comunidade no entorno. 

Acreditamos que este projeto estimula ao máximo o contato dos alunos com as novas tecnologias, desperta o interesse pelas questões sociais e o conhecimento dos seus direitos como cidadãos e promovem, indubitavelmente, a inclusão digital.

Como sugestão, assista ao vídeo a seguir de um exemplo de telejornal, realizado em 200 e produzido por alunos das oitavas séries da escola Carlindo Alves da Silva, para a disciplina de Língua Portuguesa, sob orientação do professor Jocelmo Costa Aires em Santa Luzia do Paruá – Maranhão.
 


A descrição deste projeto (Parte Final) continua no próximo post.

Imprima

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT

Tuba Física

Família Tuba

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Educação | Por Professor Tuba | Tuba Livre