img-feed img-feed-email

Mural do Tuba Educação

Tuba Educação traz notícias selecionadas da área educacional e artigos do Professor Tuba sobre Ensino de Física, Informática na Educação e outros temas educacionais.

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

PROJETO (Parte 1) - Inclusão digital através do programa Ensino Médio Inovador

image
Conforme comunicado do post anterior, o espaço deste blog será usado por alguns dias para a confecção e publicação de um trabalho sobre Inclusão Digital, da disciplina Inclusão Digital em Espaços Não Formais de Educação do curso de Especialização em Informática na Educação, modalidade à distância, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC-RS.


O trabalho está sendo realizado pela equipe formada por Eduardo Mendes (Prof. Tuba), Jorge Henrique Stallbaum e Carla Martins da Silva.

O trabalho trata do projeto de produção, pelos alunos, de um “telejornal” educativo na escola, dentro do programa Ensino Médio Inovador, com o objetivo de favorecer a inclusão digital de alunos socialmente excluídos.

Programa Ensino Médio Inovador

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a experiência em informática na educação realizada dentro do programa Ensino Médio Inovador, promovido pelo Ministério da Educação, e que acontece em diversas escolas públicas de ensino médio pelo país, mais especificamente trataremos das ações desenvolvidas pelo programa no Centro de Ensino Vinicius de Moraes em São Luís do Maranhão.

Este projeto está sendo uma oportunidade de ampliar a inclusão digital de alunos carentes, além de efetivar plenamente a utilização dos telecentros implantados pelo Proinfo (MEC) em parceria com o Ministério das Comunicações e, desta forma, contribuir para que o principal objetivo dos telecentros, que é colaborar para a inclusão digital dos alunos socialmente excluídos, seja de fato realizado. 

O Programa Ensino Médio Inovador surgiu como uma forma de incentivar as redes estaduais de educação a criar iniciativas inovadoras para o ensino médio. A intenção é estimular as redes estaduais de educação a pensar novas soluções que diversifiquem os currículos com atividades integradoras, a partir dos eixos trabalho, ciência, tecnologia e cultura, para melhorar a qualidade da educação oferecida nessa fase de ensino e torná-la mais atraente.

O objetivo geral do projeto é desenvolver um Programa de apoio técnico e financeiro para a reestruturação pedagógica e organização curricular das Escolas Públicas de Ensino Médio não profissional. Dentre os vários objetivos específicos do Programa, destacam-se os seguintes:
  • Apoiar propostas pedagógicas inovadoras e a organização curricular das Escolas Públicas Estaduais e Escolas Federais de ensino médio não profissional que participarem do programa;
  • Promover o debate nacional sobre as Políticas Públicas para o Ensino Médio;
  • Incorporar, como princípio educativo, a metodologia da problematização como instrumento de incentivo à pesquisa, à curiosidade pelo inusitado e ao desenvolvimento do espírito inventivo, nas práticas didáticas;
  • Articular teoria e prática, vinculando o trabalho intelectual com atividades práticas experimentais;
  • Organizar os tempos e os espaços com ações efetivas de interdisciplinaridade e contextualização dos conhecimentos;
  • Oferta de atividade de estudo com utilização de tecnologias de informação e comunicação;
  • Utilizar novas mídias e tecnologias educacionais, como processo de dinamização dos ambientes de aprendizagem.
Os dois últimos itens mostram que o programa prevê a utilização de tecnologias de informação e comunicação, em especial do computador, a fim de promover a inclusão digital e tecnológica dos estudantes de escolas públicas. Este programa do governo federal cria oportunidade para que a informática na educação - que é a utilização do microcomputador e de redes nas atividades educativas - tenha uma maior inserção nas escolas de Ensino Médio. Desta forma, a utilização do computador e da informática nas atividades escolares realça as possibilidades de aprendizagem possibilitadas pela inclusão digital.

Portanto, o programa Ensino Médio Inovador propicia a apropriação crítica das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação, contribuindo para a alfabetização tecnológica e formação cidadã de crianças e adolescentes e a utilização dos recursos da informática e conhecimentos básicos de tecnologia da informação no desenvolvimento de projetos educativos dentro dos espaços escolares e na comunidade.

A descrição deste projeto (Parte 2) continua no próximo post.

Imprima

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT

Tuba Física

Família Tuba

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Educação | Por Professor Tuba | Tuba Livre