img-feed img-feed-email

Mural do Tuba Educação

Tuba Educação traz notícias selecionadas da área educacional e artigos do Professor Tuba sobre Ensino de Física, Informática na Educação e outros temas educacionais.

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

PROJETO (Parte 2) - Inclusão digital através do Programa Ensino Médio Inovador

imageCursos multimídias no programa Ensino Médio Inovador

Daremos continuidade aqui à descrição do projeto de inclusão digital iniciado no post anterior.

Dentro da proposta de favorecer a inclusão digital através do programa Ensino Médio Inovador, foram desenvolvidos cursos de Física, Matemática, Química, Biologia e de outros componentes curriculares, com intensa utilização de recursos multimídias, em especial o uso de objetos de aprendizagem no ensino destas disciplinas.

As aulas, seguindo o projeto com enfoque na inclusão digital, utilizam as diversas mídias para o desenvolvimento da aprendizagem por meio da reflexão crítica e da possibilidade de intervenção na escola e na comunidade.

Como atividades do projeto, temos a produção de vídeos educativos, com destaque para a elaboração de um telejornal educativo, produzido totalmente pelos alunos, além da filmagem de experimentos científicos para posterior processamento e análise no computador e divulgação na internet em blogs do professor, da escola e dos alunos.

As aulas são desenvolvidas aliando teoria e prática (montagem de experimentos, filmagens, etc.) - de acordo com um dos parâmetros do programa Ensino Médio Inovador - sendo as duas realizadas com suporte dos objetos de aprendizagem acessíveis no telecentro da escola e disponível na internet para acesso em qualquer lugar desejado pelos alunos. É importante que todo material produzido e utilizado em aula esteja disponível na internet para acesso fora do horário da mesma, em qualquer dia e hora.

Disponibilizar os trabalhos feitos por alunos na Internet é uma forma de valorizá-los e fazê-los sentirem integrados à sociedade do conhecimento, podendo os materiais ser consultados a qualquer tempo ou por outros alunos, de outras escolas, inspirando futuras ideias e estimulando a pesquisa e a interação. O ideal seria montar um verdadeiro ambiente de aprendizagem da escola na internet, integrando as aulas presenciais ao ambiente na web. Incluir digitalmente o aluno passar por incluir digitalmente a escola pública também.

Os cursos multimídias oferecidos dentro do programa Ensino Médio Inovador fazem uso indispensável do computador, a mídia mais importante, flexível e dinâmica existente, e das potencialidades da internet. Uma boa forma de implementar estes cursos é planejá-los para que sejam utilizados objetos de aprendizagem, estes essenciais para diminuir os custos na elaboração de materiais didáticos para disciplinas curriculares envolvidas no programa, garantindo assim a qualidade dos cursos.

Os professores podem usar os repositórios montados por diversas instituições onde estão disponibilizados objetos de aprendizagem criados por diversos autores renomados, além da possibilidade de construir seus próprios objetos e ter um pequeno repositório da escola.

Os professores estruturaram o seu curso escolhendo os objetos de aprendizagem que mais se identifiquem com as suas opções de trabalho, com o seu estilo de lecionar, fazendo uso das potencialidades de ferramentas instrucionais interativas que a internet propicia. A utilização da interatividade acrescenta um ingrediente importante na facilitação dos processos de ensino e aprendizagem.

Nas disciplinas de ciências, por exemplo, os objetos de aprendizagem podem ser estruturados com a utilização de animações interativas, compostas de modelagens da Natureza. O estudo do movimento periódico, das oscilações, na Física, pode ser contextualizado através de um pêndulo de relógio virtual – simulação no computador - onde o comprimento do pêndulo e a aceleração gravitacional podem ser variados, variando assim seu período, resultando no atrasado ou adiantamento do relógio.

Os resultados obtidos pela simulação podem ser confrontados com um experimento real, construindo-se facilmente um pêndulo com fio de nylon e pirâmides de chumbo usadas em pesca. Desta forma, o assunto movimento periódico não ficaria apenas na teoria e na matematização costumeira. O curso, então, uniria a teoria à prática, considerando a montagem do experimento e simulação no computador. Esta última também com o objetivo de favorecer a inclusão digital dos alunos.

O aluno pode fazer uso antecipado dos objetos de aprendizagem que serão empregados pelo seu professor, assim como esse material estaria à sua disposição permanentemente. Estando disponível na internet o objeto de aprendizagem, a simulação do pêndulo citada pode ser repetida pelo estudante em qualquer local e horário, possibilitando a execução do fenômeno quantas vezes forem necessárias, e das diversas formas que a simulação permitir.

Visando o emprego de várias mídias no ensino-aprendizagem, objetivo dos cursos multimídias, este projeto prevê a produção de um “telejornal” educativo pelos estudantes, envolvendo interdisciplinarmente os vários componentes curriculares e dando uma dimensão social ao projeto.

Em um post posterior, descreveremos as diretrizes para a produção deste “telejornal”.

A descrição deste projeto (Parte 3) continua no próximo post.

Imprima

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT

Tuba Física

Família Tuba

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Educação | Por Professor Tuba | Tuba Livre