img-feed img-feed-email

Mural do Tuba Educação

Tuba Educação traz notícias selecionadas da área educacional e artigos do Professor Tuba sobre Ensino de Física, Informática na Educação e outros temas educacionais.

Tuba Livre a todo vapor no Facebook

Não reprovar é a solução?

image
Em muitos países desenvolvidos, alunos dificilmente reprovam, mas também dificilmente NÃO aprendem. Aqui no Brasil, o índice de repetência é considerado muito alto, assim como a quantidade de alunos que NÃO aprendem. Isto mostra a baixa qualidade da escola pública brasileira.

Então, que tal não reprovar mais no Ensino Fundamental? Assim, Igualar-nos-íamos às nações desenvolvidas. Porém, isso resolveria a qualidade do ensino?

Há educadores que acreditam que, por si só, essa medida resolveria parte do problema; outros acham que investir na qualidade do ensino, na formação dos professores, na valorização do professor e no suporte social às famílias carentes seriam medidas mais eficazes para acabar com a reprovação (desta forma, naturalmente ela diminuiria).

Leia o post anterior do Tuba Educação sobre a proposta do Conselho Nacional de Educação de recomendar, veementemente, às secretarias de educação o fim da reprovação nas primeiras três séries do Ensino Fundamental.

A polêmica é grande. Veja o que pensam Cony e Viviane Mosé, dá Rádio CBN, sobre essa proposta do CNE:

Imprima

Tubosfera

Tuba TwitterTuba Livre MemeTuba Física YoutubeTuba RSSTuba Livre Yahoo RespostasTuba Livre SkoobTuba Física diHITT

Tuba Física

Família Tuba

Sites de Física indicados pelo Professor Tuba

FísicanetSeara da CiênciaEu Adoro FísicaA Aventura das PartículasFísica ModernaFísica na VeiaDiscovery BrasilFeira de CiênciasMochoCurso de Física

Campanhas Educativas que o Prof. Tuba apoia

Cidade da LeituraCampanha de Combate à CorrupçãoTodos pela EducaçãoTV: Quem financia a baixaria é contra a cidadania
 
▲ TOPO ▲
© 2009 | Tuba Educação | Por Professor Tuba | Tuba Livre